2. Dicas para um podcast:
a) Tenha algo para dizer, dividindo em partes - começo, meio e fim;
b) Determine a duração - é importante considerar quanto tempo as pessoas estarão interessadas em gastar ouvindo o seu produto;
c) Grave as entrevistas sempre que necessário - quando for incluir pontos de vistas diferentes, consiga autorização para publicá-los;
d) Música e sons naturais engrandecem o trabalho - use a voz natural do locutor, mas lembre-se que você vai precisar de inflexões diferenciadas, sem soarem falsas. Não é necessário um estúdio especial. No entanto, procure sempre um lugar quieto. Mantenha o microfone a doze polegadas da sua boca e sempre em sua posse;
e) Utilize softwares de edição específicos e converta o podcast para o formato de mp3. Publique em sites onde quer armazenar o arquivo e, se necessário, crie feeds para que as pessoas sejam notificadas sobre as atualizações;
f) Periodicidade - irregularidade nas publicações fazem a audiência perder o interesse.
4. Hoje em dia, uma narrativa não tem mais de ficar limitada a apenas uma mídia, principalmente em um meio como a internet, que é fértil em formas de se contar uma história. Ou seja, diversos exemplos (links) podem ser dados em uma mesma linha narrativa. Ao mesmo tempo, também podemos vislumbrar, quase paralelamente, diferentes versões de uma mesma história - em vídeo, podcast, texto - sem perder a base fundamental desta narrativa. Além disso, ainda abre-se a possibilidade de interatividade, onde um leitor/usuário pode criar sua própria versão do fato, ou comentá-lo.
Postado por César Soto, Diego Souza, Juliana Geller, Úrsula Dias e Wesley Klimpel
Nenhum comentário:
Postar um comentário