Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O que seria Sistemas de Gerenciador de Conteúdos (CMS)?


Segundo a autora Carla Schwingel, no texto “A produção de conteúdos no ciberespaço” , Content Management Systems (CMS) é um sistema direcionado à administração e gerenciamento do conteúdo voltado para a publicação, para os processos de seleção, aprovação e edição dos conteúdos.

São divididos em livres e proprietários. Os livres são disponibilizados gratuitamente. Já os proprietários são produzidos por empresas para uso próprio ou que disponibilizam ao público por um valor.

São exemplos de CMS livres: Drupal, Joomla, Mambo, MediaWiki, Hermes CMS, Expression Engine, etc.

São exemplos de CMS proprietários: CoreMedia CMS, Milenium Cross Media, Notitia, Vinas, Vignette, Sherpa CMS, etc.

O Geeklog, por exemplo, é um programa para gerenciamento de conteúdo dinâmico da web e blogs, que permite a produção de páginas com mais eficiência e mais funcionalidades.

Este aplicativo é baseado em PHP/MySql, que funciona como um motor de blog, com suporte à audio, sindicatos de formatos múltiplos, proteção contra spam e outras ferramentas para você lidar com este tipo de conteúdo.

O programa tem uma funcionalidade interessente, que é a possibilidade de criação ou integração de plugins, o que aumenta, muito, o desempenho e o alcance dele.

Postado por Marcone Tavella, Úrsula Dias, Vinicius Schmidt e Wesley Klimpel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário