Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Uma linguagem feita de palavras e imagens

Com base no texto Webnotícia - propuesta de modelo periodístico para la www, de João Canavillas, o jornalismo tem uma linguagem própria que se diferencia da literária e utiliza de técnicas e códigos específicos. Essa forma de produção textual é pensada para propicia aos leitores uma leitura mais rápida e facilitada das informações.
O webjornalista pode fazer uso de vários meios (textos, áudios, vídeos, infográficos, imagens, etc) para complementar a matéria e de hipertextos para aprofundar e contextualizar o texto. O profissional deve ter habilidade para pensar em como estruturar o conteúdo fazendo uso destas ferramentas e sem deixar o assunto redundante (um vídeo que seja acompanhado de sua transcrição, sem adição de novas informações). Também deve-se perceber e usar os elementos analógicos da linguagem jornalística como meios de informação, e não como mera embalagem. Embora o texto seja um dos elementos mais usados na internet, certos dados podem ser melhor informados através de um vídeo, uma foto ou um gráfico. Essa visão de uma linguagem jornalística além das palavras é melhor explicada por Nilson Lage no livro Linguagem Jornalística.


Nayara D`Alama, Rogério Moreira Júnior, Thayza Melzer

Imagem: Montagem sobre fotos de cobrasoft, arte_ram, guitargoa/stock.xchng

Nenhum comentário:

Postar um comentário