Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O hipertexto como linguagem jornalística

O webjornalismo se diferencia das outras plataformas, principalmente, por algumas característica que não se destacam nos outros meios. A hipertextualidade, a personalização, a multimidialidade, a atualização contínua e a interatividade são fatores que tornam esse meio tão peculiar.

O hipertexto, elemento estrutural que configura a informação na web, possibilita que o leitor tenha uma postura ativa perante o conteúdo disponível, ou seja, permite que ele possa eleger por onde navegar na rede e optar por diferentes maneiras de visualizar o conteúdo, seja por imagem, som, texto, infografia, vídeo. Essa forma de unir todas as linguagens jornalísticas em apenas um meio é o que denominamos de multimidialidade.
No entanto, a que predomina no webjornalismo ainda é a verbal escrita.

Outra característica marcante é a interatividade e personalização. O usuário tem uma influência forte na criação de conteúdo, pois ele pode emitir opinião de forma instantânea e determinar diferentes formas de arquitetura da informação. Além disso, no webjornalismo é possível direcionar o conteúdo para diferentes tipos de interesse do internauta, isso é o que os autores chamam de personalização.

Diante desse cenário de possibilidades, o jornalista precisa de um dinamismo e uma visão ampla para transmitir e informar de maneira eficaz um determinado assunto.

Thiago Verney; Diego Vieira; Débora Puel; Jéssica Camargo

Um comentário:

  1. Olá Thiago! Esta semana estou divulgando uma “nova” postagem. Trata-se de um conto; que na verdade vem a ser uma reedição de meu blog. Sua postagem original ocorreu em 13.02.09; sendo esta a minha terceira postagem no blog. Naquela ocasião este texto não recebeu nenhum comentário. O texto é “O Sr. e o Dr.”. Espero que você, tendo um tempinho, o aprecie.
    Um grande abraço, minha gratidão e desejo que tenha uma ótima semana!

    Jefhcardoso

    ResponderExcluir