Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Linguagem jornalística no espaço digital

Assim como cada meio tem sua linguagem própria, na web também é preciso que a notícia esteja moldada a esse meio para que a transmissão da mensagem seja eficaz. A estrutura organizacional das informações veiculadas na web também é diferenciada, pois exige que o jornalista integre diferentes formas de passar a mensagem: texto aliado à imagens, vídeos e principalmente hipertextos.

É justamente o hipertexto que diferencia a produção jornalística para a web. Para trabalhar com este tipo de estrutura é necessário que o jornalista tenha consciência da hierarquização das informações para complementar o texto da página principal, de forma independente do mesmo.
O site G1, por exemplo, usa o hipertexto para direcionar o leitor para uma outra notícia do mesmo site, também atual, relacionada ao assunto da principal, porém totalmente independente.

Notícia principal:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/04/eurocontrol-preve-que-70-dos-voos-na-europa-nao-poderao-decolar-hoje.html

Hipertexto relacionado:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/04/metade-do-trafego-aereo-pode-voltar-ao-normal-nesta-segunda-diz-ue.html

A ferramenta também pode ser usada como um popup (o hipertexto é aberto em nova janela). No exemplo abaixo, a matéria principal é sobre as oligarquias na Colômbia e o leitor pode acessar uma entrevista sobre o assunto, através de um hipertexto.

Matéria principal:

http://cotidiano.ufsc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=564:qa-oligarquia-da-colombia-e-a-mais-violenta-que-eu-conhecoq-&catid=42:reportagem&Itemid=62


Hipertexto:

http://cotidiano.ufsc.br/images/popup/hernando.swf

A linguagem na web deve ser diferenciada e o texto mais curto, de forma que seja atrativo para o leitor. O hipertexto é excelente recurso para fragmentar o texto e possibilitar que o leitor seja ativo e escolha o que quer ler. Por ter uma leitura dinâmica, o webjornalismo possibilita a multimidialidade, através de vídeos, podcasts e slideshows.

Slideshow do site Uol, que utiliza o recurso para substituição do texto noticioso:

http://noticias.uol.com.br/album/100419_album.jhtm?abrefoto=10


Alunas: Claudia Mebs, Rosielle Machado e Suélen Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário