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segunda-feira, 19 de abril de 2010

O hipertexto como nova possibilidade

O autor expõe a linguagem jornalística na internet como uma “simbiose” das linguagens existentes nos demais meios (impresso, rádio e TV). Ou seja, no meio online tem-se a possibilidade de unir os três conceitos anteriores, originando o novo conceito de multimídia.

Isso impõe uma nova especialização ao profissional. O jornalista agora precisa convergir as habilidades dos três meios em um mesmo produto, adaptando as linguagens para melhor transmitir a mensagem. A eficiência dessa transmissão segue critérios que se relacionam com a própria mensagem em si, ou seja, o mesmo padrão de uma matéria não necessariamente será usando em outra. Por exemplo: há notícias em que determinadas fotos ilustram bem e fornecem a informação com eficácia, enquanto em outras matérias, infográficos são mais necessários.

Outro ponto dessa nova especialização é a possibilidade do hipertexto. Atribuir um link a determinada palavra ou informação, permite com que o jornalista desdobre o assunto noticioso em outras angulações que acrescentem informações complementares ou diferentes pontos de vista. Nesse aspecto as possibilidades de conexões são infinitas, porém devem ter critérios lógicos.
Erich Casagrande e Tomás Mayer

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