O autor expõe a linguagem jornalística na internet como uma “simbiose” das linguagens existentes nos demais meios (impresso, rádio e TV). Ou seja, no meio online tem-se a possibilidade de unir os três conceitos anteriores, originando o novo conceito de multimídia.
Isso impõe uma nova especialização ao profissional. O jornalista agora precisa convergir as habilidades dos três meios em um mesmo produto, adaptando as linguagens para melhor transmitir a mensagem. A eficiência dessa transmissão segue critérios que se relacionam com a própria mensagem em si, ou seja, o mesmo padrão de uma matéria não necessariamente será usando em outra. Por exemplo: há notícias em que determinadas fotos ilustram bem e fornecem a informação com eficácia, enquanto em outras matérias, infográficos são mais necessários.
Outro ponto dessa nova especialização é a possibilidade do hipertexto. Atribuir um link a determinada palavra ou informação, permite com que o jornalista desdobre o assunto noticioso em outras angulações que acrescentem informações complementares ou diferentes pontos de vista. Nesse aspecto as possibilidades de conexões são infinitas, porém devem ter critérios lógicos.
Erich Casagrande e Tomás Mayer
Nenhum comentário:
Postar um comentário