Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Flash na nova linguagem jornalística

O Flash contribuiu para o surgimento de uma nova linguagem, específica da web, constituída por uma combinação de linguagens de meios distintos, como a da televisão, do rádio e do meio impresso.Essa fusão permitiu a criação de uma nova forma de narrativa, inovadora no jornalismo digital. Os especiais multimídias são um exemplo dessa nova combinação de meios, reconfigurando e integrando as mídias tradicionais, criando um novo meio, a intermídia.


No início eram apenas links que ligavam uma página a outra e, consequentemente uma informação a outra. Com o Flash esta ligação foi aperfeiçoada e passou a ter acesso a um pacote de histórias, onde estão interligados áudio, vídeo, infográficos, imagens, etc, aprimorando o conteúdo. Um pacote multimídia funciona como uma peça única, disponibilizando todos os seus elementos (vídeos, mapas, galerias de fotos ou textos) em uma mesma interface. Em outros modelos na web, as informações são apenas justapostas, sem uma integração entres as linguagens, que fazem sentido separadamente.

Os especiais multimídias do Clarín são um bom exemplo desta nova forma de narrativa jornalística. Eles aliam um trabalho de apuração de qualidade com as possibilidades que o Flash e as novas tecnologias propiciam. O especial Narcoguerra mostra os conflitos entre traficantes no México com profundidade, sem que a instantaneidade do meio influencie na qualidade do conteúdo.

O especial Narcogguerra, de acordo com Downes e Mcmillan, segue as seis dimensões da interatividade, propondo uma direção da comunicação em duas vias, uma flexibilidade do tempo assincrônica, uma telepresença em lugares em que o usuário não está fisicamente, um nível de controle maior sobre o conteúdo pelo receptor e a possibilidade de customizar a navegação de acordo com suas necessidades.

Berenice dos Santos, Daniela Bidone e Claudia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário