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segunda-feira, 26 de abril de 2010

Flash journalism - alternativa de interatividade e multimidialidade

O especial multimídia "Brasil petrolero - O país mais grande do mundo", criado pelo Clarín em 2008, é um exemplo de tendência do flash journalism. O material é constituído de vídeos, que foram gravados especialmente para este produto e não reaproveitados de outras mídias. A organização em Flash permite que todo o conteúdo seja acessado na tela do especial, favorecendo o acesso.
Partindo dos conceitos propostos no texto de Raquel Longhi, "Narrativas webjornalísticas em multimídia: breve estudo da cobertura do N.Y.Times.com na morte de Michael Jackson", de semiótica sincrética, superposição e justaposição, o especial do Clarín é um exemplo da integração harmônica entre elementos em vídeo e texto, dando origem a um produto final único. "Brasil Petrolero" é, a nosso ver, uma amostra da superposição a que remete Longhi.

Já sob o prisma das seis dimensões da interatividade para Mindy McAdams em "A new form of storytelling", é possível perceber que a direção da comunicação no especial é majoritariamente unilateral, controlada basicamente pelo emissor. Ao usuário, além da opção de traçar seu caminho de leitura, é reservado apenas a participação através do envio de mensagens eletrônicas, sem espaço para publicização das mesmas. Quanto à flexibilidade do tempo, o conteúdo é assincrônico, podendo ser visualizado a qualquer tempo, estando disponível mesmo agora, dois anos após sua postagem inicial. O especial não permite ao usuário customização do material publicado e tem como propósito informar a respeito do tema.

Texto: Diego Vieira, Jéssica Camargo

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