Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Integração ou justaposição?

Apesar de no jornalismo online existir a possibilidade de integrar diferentes mídias em um mesmo portal, de acordo com o texto “Narrativas webjornalísticas em multimídia: breve estudo da cobertura do NYTimes.com na morte de Michael Jackson”, de Raquel Longhi, o que acontece é a simples justaposição dessas linguagens.

O portal G1 é um exemplo de como essas mídias aparecem juntas, porém sem um rearranjo em suas linguagens. Não há um complemento das informações entre as mídias, além delas não serem pensadas para o meio online.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/04/com-barracas-e-panelas-sem-teto-ocupam-regiao-proxima-prefeitura.html

No exemplo acima, o texto que poderia ser um complemento do vídeo, ou vice-versa, é uma simples transcrição do mesmo. Da mesma forma, o vídeo é feito, originalmente, para a televisão e por isso não é pensado para cumprir uma das funções da web, que é integrar diferentes linguagens.

Os especiais multimídia são um exemplo de jornalismo online que exercem esse rearranjo de informações. O software utilizado é normalmente o Flash, que possibilita uma maior interação entre vídeo, texto, fotos e áudio.

No especial “Em la frontera del futuro”, do grupo Clarín, a integração das mídias pode ser vista na seção “Miradas”, em que clicando em cada personagem, inicia-se o vídeo com o depoimento de cada um.

Em relação a interatividade, a direção de comunicação do especial pode ser considerada de uma via, exceto pela possibilidade do leitor fazer comentários, na seção “Opine”. O especial pode ser acessado a qualquer momento e por isso existe flexibilidade de tempo. Quanto ao nível de controle, é o emissor quem define o conteúdo a ser disponibilizado, porém o receptor pode escolher quais informações terá acesso.

Todo o conteúdo do especial dá ao leitor uma perspectiva do que acontecerá em 25 anos. Assim, trata-se de um conteúdo informativo, sem colaboração do receptor.

Claudia Mebs, Rosielle Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário