Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

Nem tão independentes

Ao analisar os sites Centro de Mídia Independente (CMI) e Slashdot.org foi possível verificar diferenças na maneira como o usuário pode contribuir para o webjornalismo participativo. Uma das diferenças está na existência ou não de mediação na publicação de matérias. No CMI, por exemplo, não há uma pré-avaliação do conteúdo submetido, mas apenas edição para corrigir problemas de formatação. Porém, apesar de aparentemente aceitar todas as matérias, o “coletivo editorial” do site tem a possibilidade de esconder as que fujam da política editorial do grupo.

Já o Slashdot.org oferece a possibilidade do usuário se cadastrar para a submissão do conteúdo, neste caso o material terá identificação de autoria. Outra opção é postar de forma anônima, onde o autor será identificado como “anonymous coward”. Todo material é enviado à equipe de edição, que aprova ou rejeita o material. O processo também tem a participação do usuário, que pode avaliar artigos produzidos por terceiros.

Ambos os sites permitem que o usuário comente matérias já postadas, interagindo com o autor e debatendo o assunto publicado, inclusive de forma anônima.

Diego Vieira, Jéssica Camargo e Luiza Lessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário