Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Jornalismo Colaborativo: o jornalista como um gatewatcher

O jornalismo colaborativo, no qual o público participa na produção de conteúdos, caminha junto com o jornalismo tradicional, sem exclui-lo. No seminário do livro Cartografia da Informação (Pedro Henrique Penido e Jorge Rocha) , o jornalista é visto como um cartógrafo que "desenha" as informações e organiza as mais importantes, dentro do universo de participação do cidadão. Nesse contexto, o profissional não é mais um gatekeeper, e sim um gatewatcher.
Uma característica positiva do jornalismo colaborativo é que a postagem de matérias por usuários faz com que aumente o leque de fontes e fuja do que é normalmente com o que é noticiado pela mídia (agenda setting).
Desta discussão, surge a questão se essa nova maneira de fazer o jornalismo não ameaça a atuação do jornalista como um profissional. O que se percebe é que o conhecimento de técnicas de produção jornalística (apuração, estruturação de textos, entrevista) diferencia a qualidade do produto final. O vínculo com a categoria profissional e com o veículo de comunicação para o qual trabalha, exige a publicação de conteúdos checados que resultam na credibilidade da informação.

Claudia Mebs, Nayara D'Alama, Thayza Melzer

Nenhum comentário:

Postar um comentário