Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de março de 2010

Seu texto é nosso

Imagine escrever uma notícia e publicá-la em um site. Algum tempo depois, o texto está lá, mas não é mais seu. Foi modificado. Esse é o princípio do Wikinews, sistema baseado na plataforma Wiki, o qual todos podem produzir notícias, publicá-las e modificar os textos alheios, visando à melhoria do conteúdo do site. Uma das principais regras do site é não assinar os textos publicados, já que eles são parte de uma obra coletiva em constante modificação. Sempre que os materiais são alterados, as versões antigas são salvas, podendo ser reutilizadas em caso de erro ou fraude. Esse tipo de hipertexto colaborativo, onde o texto é modificável de acordo com os anseios do usuário, é descrito no artigo de Alex Primo e Marcelo Träsel.

Desde 2005, o Wikinews (no Brasil, Wikinotícias) publicou 6.053 notícias em Português; sua versão em inglês já publicou mais de 10 mil matérias. O site possui, além do manual de estilo das páginas, um pequeno guia de redação, além de recomendações políticas e éticas, tanto para com os membros do site como para as fontes. A medida que a comunidade reconhece o trabalho de um colaborador cadastrado no Wiki, ele pode tornar-se administrador, tendo alguns privilégios como bloquear e eliminar páginas e restringir a ação de alguns usuários.


A falta de jornalistas gatewatchers pode levar o leitor a questionar a veracidade das informações do site. Mesmo com essa dúvida, o projeto é a consolidação da filosofia Wiki na informação jornalística: feita, editada e lida pelo próprio internauta.

Bárbara Lino e Diego Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário