A proposta do The Guardian, apresentada no artigo A apuração distribuída como técnica de webjornalismo participativo (TRÄSEL, 2009), de investigação de documentos públicos feita pelos webleitores já foi concluída. Todos os dados foram analisados, e as informações proveninentes da "ajuda" dos usuários já estão em matérias publicadas pelo jornal ou por blogs.
Agora, na página do projeto, o usuário pode marcar os recibos dos parlamentares com tags, dizendo se esse documento deve receber mais atenção dos jornalistas ou não.
A análise de gastos do legislativo faz parte de um projeto maior - o Data Store. Com o lema "use nosso conteúdo para incrementar seu site", o Guardian pretende criar um grande banco de dados para consulta pública.
Um jornalista pode encontrar no site desde informações sobre as universidades do Reino Unido que pagam melhor seus seniors, até um mapa com as maiores incidências de gravidez na adolescência na Inglaterra.
Todos os dados estão disponíveis para download. É o início de um processo de transformação das empresas midiáticas. Num primeiro momento, jornais, revistas, rádios e TV's. Depois, provedoras de informação multimídia. E agora, banco de dados e informações sobre seu país e o mundo.
Bárbara Lino e Diego Cardoso
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