Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de março de 2010

Edição e participação colaborativa do site R7


A partir da discussão sobre edição de conteúdos online e da análise do site R7, da Rede Record, notamos semelhanças entre as formas com que o site Folha Online, exposto no texto Edição jornalística x edição colaborativa: tensões na home da Folha Online, distribui seu conteúdo em sua página.

Em ambos os sites, as manchetes de destaque (posicionadas no canto superior direito) são em geral de economia e política, preocupando-se em atribuir maior relevância para esses assuntos. Apesar disso, na seção colaborativa do R7, percebe-se que as notícias mais lidas são de conteúdo esportivo ou de entretenimento. A manchete das 11h de hoje estava na 5ª posição das "Mais lidas", o que confirma a conclusão dos autores Carlos D'Andrea e Gabrielle Maciel de que os assuntos de preferência do público nem sempre são os mesmos que editores destacam na publicação.

Na página inicial do R7 há mais espaço para notícias de entretenimento, disponibilizados seguindo as características do meio online: vídeos, fotos e textos.

Claudia Mebs, Luiza Lessa, Nayara D'Alama

Nenhum comentário:

Postar um comentário