Ao observar diferentes veículos de webjornalismo, verificamos que a edição da Folha online prioriza a importância da notícia e não a editoria ou categoria (eles não partem do pressuposto, por exemplo, de que política é mais importante do que entretenimento - depende do fato).
As notícias estão hierarquizadas de forma vertical na página - a manchete está no topo e as seguintes abaixo. As matérias estão distribuidas em apenas uma coluna na página. O título da manchete é discreto: se não fosse por essa disposição vertical, o leitor dificilmente notaria a importância da notícia.
Dentre as matérias mais lidas, poucas são as de entretenimento. Os destaques são as manchetes e matérias de política. Ocorre da mesma forma com as mais comentadas.
--
Observamos também alguns veículos de outros países como o El País da Espanha, o Clarín da Argentina, e La Repubblica da Itália. Todos seguem o mesmo padrão da verticalidade, porém não estão subdividos em áreas como a Folha Online.
O Clarín faz grande uso de outros recursos como vídeos e fotografias, enquanto o El País apresenta grande quantidade de títulos, 22. Já o La Repubblica é que mais se parece com a Folha Online trazendo o layout com diferentes segmentações.
Suélen Ramos Vieira; Tomás Petersen; Erich Casagrande
excelente!
ResponderExcluir