Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

CMI e Wikinotícias - política editorial versus liberdade?

Analisando a política editorial do site Centro de Mídia Independente (CMI) percebe-se que a publicação da informação é livre de mediação desde que não apele para qualquer tipo de preconceito, promoção pessoal ou partidária. Os leitores têm liberdade para publicarem suas opiniões em quaisquer outros assuntos de relevância político social. Como o CMI não edita os materiais recebidos, não se responsabiliza pelos seus conteúdos.

Todo o material recebido é disponibilizado na página do CMI, contudo, devido a essa liberdade de publicação, começaram a surgir materiais contrários a política editorial do site de cunho racista, discriminatório, entre outros. Na tentativa de não censurar essas opiniões foi criada a seção de artigos escondidos, que pode ser acessada por qualquer leitor, mas não está na área principal do site.

Já o Wikinoticias, versão em português do Wikinews, segue à risca a filosofia wiki. Não tem nenhuma espécie de política editorial, e para publicar uma notícia você nem mesmo precisa estar cadastrado. Basta digitar o título da notícia e entrar numa tela de edição. É ai que a simplicidade dele desaparece, e ele pode se mostrar um empecilho à idéia de "cada cidadão ser um repórter". Para editar a notícia é necessário estar acostumado com os padrões da Wikipédia, e a quantidade de marcações na página pode assustar o usuário leigo.

Além do mais, na versão em português, o terremoto no Chile do fim de Fevereiro ainda ocupa a manchete, junto a uma foto da abertura da conferência de Copenhage. Isto, de certo modo, pode gerar um ciclo vicioso, onde o site não será acessado em busca de notícias, e ao mesmo tempo os "repórteres" não serão incentivados a contribuir. Já na versão americana, o índice de atualização é maior (média de cinco artigos por dia, em fevereiro). Abaixo, o gráfico mostra como os principais idiomas estão representados no Wikinews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário