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terça-feira, 17 de agosto de 2010

Muito além do The Guardian

O Guardian Media Group surgiu como jornal em 2007 e integrou-se ao The Guardian, Guardian.co.uk e The Observer, que apresentam personalidades próprias, mas organização em comum. Lá pelo final dos anos 90, aconteceu a formação de uma equipe para a operação digital do The Guardian, contudo as redações permaneciam separadas.
No início centenas de pessoas na parte editorial mais o núcleo duro eram encarregados de atualizar a página. Era também composto por dois ou três editores e dois ou três redatores, além de um coordenador.A prioridade eram pelas notícias financeiras e internacionais, o que desenvolveu a editoria de Economia em termos de produção digital. Em outro momento, posterior a esse, pôs-se em prática os cabeças de ponta – chefes de editorias do impresso passaram duas semanas com a equipe de Internet e a integração fez com que melhorasse a qualidade editorial.
The Guardian começou sua convergência dependendo muito da iniciativa de seus jornalistas. Para guiar o processo foram destacados o diretor Alan Rusbridger mais representantesdo the Observer, The Guardian e da Web.
Ao longo de três meses houve uma “tormenta de idéias” e propostas de fusão de seções, de reformulação do sistema hierárquico e de organização física da redação. Mais de 200 editores foram consultados.
A formação que receberam os redatores do papel estava mais orientada a alfabetização digital que a convertê-los em jornalistas multimídia.Em maio de 2008, acontece a integração das redações em um distrito londrinense, com uma cobertura multimidiática de 24 horas por dia.
Mudanças no turno, nas relações com o sindicato, de hábitos incentivaram a saída de profissionais não ligados a proposta e assim, formou-se um novo perfil profissional. O jornalista passa a produzir texto, áudio e vídeo.
Nessa nova redação cada seção forma um grupo integrado , mas todos mantém um grupo integrado, mas com referência ao seu meio original. Os redatores publicam na internet de forma autônoma, com menor filtro. A informação flui mais ágil.



*postado por César Soto, Marcone Tavella e Úrsula Dias

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