Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de agosto de 2010

As mais lidas

Até que ponto o leitor online influencia na escolha dos destaques dos sites noticiosos? Nos principais exemplos do gênero no Brasil - G1, UOL, R7, FOLHA.COM, ESTADO.COM - existem áreas destinadas a elencar as matérias mais vizualizadas pelos usuários. No entanto, basta uma breve observação para constatar que, na maioria dos casos, não existe relação direta entre as opções feitas pelo internauta e a edição jornalística apresentada. Muitas vezes, os links em tais seções nem ao menos constam na página principal.

Observando os sites globoesporte.com e espn.com.br durante trinta minutos, conclui-se que as matérias em destaque neste período não estavam relacionadas com as mais lidas pelos visitantes. Em ambos os casos, dos cinco links mais clicados, apenas um ainda se encontrava na página principal. Ou seja, apesar de considerar os interesses do leitor, tais veículos ainda se guiam pelos velhos critérios de edição, presentes principalmente no meio impresso. A web dispõe de mecanismos de interatividade e por isso propõe mais autonomia ao internauta. Potencial que poderia ser melhor aproveitado na divulgação de informações mais interessantes para o usuário.

*postado por César Soto, Úrsula Dias e Vinicius Schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário