Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Tutorial Joomla 1 - Visão geral sobre módulos

Em sites feitos com o CMS Joomla, qualquer elemento da tela é gerenciado através dos módulos. Para dar uma olhada em quais os módulos já vêm disponíveis, basta checar, no painel do administrator, o submenu "Módulos" (clique nas imagens para ampliar):

Extensões > Módulos












Essa tela lista todos os módulos instalados. Aqueles que estão publicados, ou seja, que permanecem visíveis no site, ficam marcados em verde na segunda coluna, enquanto aqueles não publicados permanecem com o "X" vermelho. Para mostrar o módulo na página, basta dar um clique no "X". O mesmo pode ser feito para despublicá-lo.



Clicando em "Novo", o Joomla oferece uma série de opções para a criação de um módulo. É através dessa tela que podem ser criados os diversos menus para o site, o que veremos com mais detalhes em outro tutorial. Por enquanto, vamos criar um módulo de estatísticas do site. Basta selecionar a opção desejada.



Na próxima tela, é preciso configurar o módulo, informando primeiro o nome, se esse nome será exibido na página e se o módulo será publicado imediatamente. Logo abaixo, há um menu para definir a posição do módulo. Para ter uma ideia disso, acesse a URL da sua propria página e acrescente index.php?tp=1 no final. Por exemplo:

www.seusite.com.br/index.php?tp=1
localhost/index.php?tp=1




O resultado é um mapeamento da página com todas as posições possíveis. Cada template oferece diferentes posições, portanto é sempre bom verificar antes de planejar o visual do site. Neste caso, vamos selecionar "user10".



Pronto. Basta clicar em Salvar. O resultado:


Um comentário: