Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A internet e as plataformas de gerenciamento de conteúdo jornalístico

Cada vez mais observa-se uma evolução na liguagem HTML. Antes a formatação do conteúdo era feita diretamente no código fonte do sistema, hoje há uma plataforma mais ‘amigável’ que facilita o gerenciamento e própria publicação dos conteúdos na internet.

Essa plataforma, chamada de CMS (content management system), está sendo amplamente usada por diversos portais na internet, inclusive sites de webjornalimso. Uma proposta bem sucedida é o Mediastorm. Com um layout muito simples, que logo interage com o internauta, o site concilia diversos conceitos de convergência multimidiática.

Nos documentários apresentados pelo site, observa-se que há uma integração de diversas mídias no mesmo espaço. Possibilidade que somente a internet permite devido as plataformas de gerenciamento de conteúdo.

Além da facilidade de uso, grande parte das plataformas CMS estão distribuídas gratuitamente na rede e são constantemente atualizadas pelos usuários. Exemplo muito conhecido é o Joomla. Através desse sistema qualquer internauta pode criar, e gerenciar um portal, jornalístico ou não, na internet. O único gasto pode ocorrer com a hospedagem no servidor e com o registro de domínio

Erich Casagrande, Thiago Verney, Débora Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário