Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de março de 2010

Três telas e um jornal

Entre as várias demonstrações das capacidades do último lançamento da Microsoft, o Windows Phone 7, um vídeo demonstra a integração entre três serviços da empresa: videogame, celular e computador. Na apresentação, um pequeno jogo do hollywoodiano Indiana Jones roda nos três suportes, como mostra o vídeo abaixo:



O atual CEO da Microsoft, Steve Ballmer, defende as “três telas”: conteúdo no celular, computador e televisão (através de um videogame). Pense agora num conteúdo jornalístico rodando nesses três suportes. Qual seria o futuro? Nem os especialistas podem prever.

O texto de Ramón Salaverria e GARCÍA-AVILLÉS indica caminhos para a convergência midiática no Jornalismo. Sem perspectivas concretas, mas com poucas certezas: não é qualquer profissional que poderá segurar a barra. Surge o jornalista polivalente, que edita vídeo, áudio, imagens, além das famigeradas funções do repórter.

Além do profissional, os suportes também precisarão ser aperfeiçoados, adequando-se à competitividade do mercado em plena era digital. Não basta apenas transpor conteúdos do jornal – esta deve ser uma opção, e não a única. Recursos multimídia podem e devem ser bem explorados. Afinal, se temos três telas e um jornal para trabalhar, por que não aproveita-los?

Diego Cardoso, Dirk Ruhland, Hermano Buss e João Schmitz

Um comentário: