Aí vai o plano da disciplina de Jornalismo Online para este semestre:
PLANO DE ENSINO – JORNALISMO ONLINE
Professor: Raquel Ritter Longhi (raqlonghi@gmail.com)
Local: Laboratório de hipermídia (LabMídia)
Horário: Segunda-feira, 08h30 – 12 h; terça-feira, 13h20min
BLOG: http://jornalismoonlineufsc.blogspot.com/
1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
JOR 5505 - Jornalismo Online
2. EMENTA
Estudo das especificidades e aplicações do webjornalismo. Criação e desenvolvimento de um produto jornalístico multimídia.
3. OBJETIVOS
3.1. Habilitar o aluno a utilizar a Internet como mídia de comunicação;
3.2. Conhecer as especificidades do conteúdo jornalístico na Internet e as técnicas de produção da notícia nos meios digitais, bem como a inter-relação entre texto, som e imagem;
3.3. Aprender a utilizar novas tecnologias que auxiliam na criação de um produto multimídia;
3.4. Ter aptidão para usar ferramentas online.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
4.1. Características da comunicação digital e especificidades do webjornalismo
4.1.1. Convergência de meios; convergência de redações; convergência de linguagens.
4.1.2 Interatividade, Personalização, Hipertextualidade, Multimidialidade, Memória, Instantaneidade/Atualização contínua;
4.2. Jornalismo colaborativo e jornalismo interativo;
4.3. Narrativas no Jornalismo online – Hipertexto como narrativa
4.4. Redes de estrutura informacional - Hipertexto e modelos de navegação.
4.4. Sistemas de Gestão de Conteúdo, Sistemas de Publicação e Organização do conteúdo jornalístico na internet
4.5 Hipermídia e Multimídia;
4.6. Intermídia e Mashups (combinação de conteúdo para criar um novo) e ferramentas online (web 2.0);
4.7. Principais elementos que compõem a narrativa digital de um produto multimídia e suas características;
4.8. Ferramentas para o desenvolvimento de um produto multimídia (Flash e Action Script, Flex, Silverlight, Flash4Linux, Spalah Flash, Joomla);4.9. Interface e estrutura de um produto multimídia (planejamento, criação e desenvolvimento).
5. METODOLOGIA
5.1. Aulas expositivas com a utilização de data-show.
5.2. Leituras e produção textual orientada.
5.3. Análise de produtos multimídia.
5.4. Aulas práticas com o uso de programas para o desenvolvimento de um produto multimídia.
5.5. Uso do blog jornalismoonlineufsc.blogspot.com como ferramenta complementar de ensino.
6. AVALIAÇÃO
6.1. Prova (4 pontos)
6.2. Seminários (2 pontos)
6.3. Criação e desenvolvimento de um produto multimídia (4 pontos)
7. CRONOGRAMA
Aula 01 - Jornalismo online - especificidades. O produto jornalístico digital. Convergência de meios, integração de redações, convergência de linguagens.
Aula 02 -Características da comunicação digital (1).
Texto 1: TORRES, Elvira e AMÉRIGO, Maria J. Pou. “Características de la comunicación digital”. In: Noci e Salaverría, p. 49-76. (Disponível na BU – 007 D542m)
Aula 3 -Características da comunicação digital (2). Flashjournalism.
Aula 04 -Jornalismo e interatividade. Classificação e caracterização
(mimeo)
Aula 05 - Natureza do texto jornalístico digital (1). Estrutura do texto informativo no ciberespaço.
Texto 5: “Caracterización del hipertexto periodístico”. In: Noci e Salaverría, p. 107-136 (Disponível na BU – 007 D542m)
Aula 06 -Natureza do texto jornalístico digital (2). Principais regras de redação na internet.
Atividades: Exercício prático 3 (reportagem)
Aula 07 - Jornalismo Visual
Aula 08
Convergência de linguagens (1). Hipermídia e Multimídia.
Texto 7: Infografia online: Narrativa Intermídia. Raquel R. Longhi e Texto 8: Infografia em base de dados no jornalismo digital, de Adriana Alves Rodrigues (disponível no blog da disciplina)
Exercício prático 4 (infografia online).
Aula 09 - PROVA
Aula 10 - Convergência de linguagens (2). Especial multimídia.
Texto 8: “Narrativa digital e Dicas para produção e edição”. Luciana Moherdaui, pp. 145-195 (BU: 07.01 M697g).
Texto 9: CANAVILHAS, João. “Investigaciones sobre integración de contenidos multimedia”. In: Webnoticia: propuesta de modelo Periodístico para la WWW, capítulo 8, disponível no blog da disciplina.
Aula 11 - Pauta e planejamento de uma linha do tempo.
Tutoriais: http://webjornalismoufsc.wordpress.com/2008/10/18/dicas-para-fazer-uma-linha-do-tempo/
Aula 12 - Desenvolvendo uma linha do tempo: continuação. Atividades: desenvolvimento da interface e botões de controle.
Aula 13 - Fazendo um slide show: elementos e principais características. Tratar e importar imagens. Atividades: desenvolvimento da interface e botões de controle.
Aula 14
Slide show com áudio.
Texto 13: McADAMS, Mindy. ”Building slideshows with sound”. In: Flash Journalism: how to create multimedia news packages, capítulo 7, (disponível na BU. N. cham.: 07.01 M113f). pp. 251-296.
Aula 15 - Uso de áudio no Flash. Atividades: converter, publicar e integrar áudio no site, usando o Flash Encoder.
Aula 16 - Acabamento do produto multimídia.
Aula 17 - Entrega do produto multimídia (1). Apresentação dos trabalhos.
8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CANAVILHAS, João. (2007) Webnoticia: Propuesta de modelo periodístico para la WWW
FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003. (BU: 07.01 F375j).
JIMÉNEZ, Antonio García e RUBIO, Paloma Rupérez (org.). Aproximaciones al periodismo digital.
LONGHI, Raquel. Infografia online: narrativa intermidia. Artigo apresentado no GT Estudos de Jornalismo, 17. Compós, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_374.pdf (e no blog da disciplina)
MACHADO, Elias; PALACIOS, Marcos. Modelos de jornalismo digital. Salvador: Calandra, 2003.
McADAMS, Mindy. Flash Journalism: how to create multimedia news packages. Amsterdam: Elsevier, 2005. (BU: 07.01 M113f)
MOHERDAUI, Luciana. Guia de estilo Web : produção e edição de notícias on-line. São Paulo, SENAC, 2007. (BU: 07.01 M697g)
NOCI, Javier Díaz e ALIAGA, Ramon Salaverría (orgs.). Manual de Redacción Ciberperiodística. Barcelona, Ariel, 2003. (BU: 007 D542m)
PATERSON, Chris e DOMINGO, David. Making online news. The ethnography of new media production. New York: Peter Lang, 2008. BU: 007 M235.
WARD, Mike. Jornalismo online. São Paulo: Roca, 2006. (BU: 07.01 W 261j).
9. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias - do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2005.
MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación - La imagem em la era digital. Buenos Aires: Paidós, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário